top of page

Em 2009-2010, a Perícia Médica vivia um dos momentos mais difíceis da Carreira. Isolados em uma guerra contra diversos agentes da sociedade, fomos coagidos, ameaçados e desrespeitados.

Revidamos... enfrentamos o Governo, os dirigentes do INSS e múltiplos segmentos da sociedade. Fizemos greve e MEP; descaracterizamos autoridades, representantes sociais e jornalistas.

Perdemos...

Ponto eletrônico, PADs, ameaças, coação, exclusão da Perícia Médica da mesa de negociações com o Governo, tentativa de terceirização/Novo Modelo.

Desmotivação, exonerações, sofrimento e desunião.

 

Não era difícil prever que a Perícia Médica, sem aliados, sairia enfraquecida desta guerra.

 

Naquele momento, a ReP iniciou um movimento contra o enfrentamento.

Abaixo está transcrito um trecho da proposta de campanha ReP para o biênio 2011 e 2012:

QUEM SOMOS:

Uma equipe constituída por pessoas com características semelhantes que, por estarem insatisfeitas com as diretrizes associativas da oposição, comprometem-se a representar a categoria com uma proposta diferenciada.

Interpretamos que a "declaração de guerra" a todos os agentes da sociedade - feita pela oposição - foi a responsável pelo isolamento da categoria de Perito Médico.

O resgate, através do diálogo, da empatia e da formação de parcerias - já em curso - está criando um ambiente favorável à reestruturação e à valorização da Carreira.

NOSSO DIFERENCIAL: 

Não esqueçamos de que o Governo e o INSS detêm o poder decisório.

Sindicatos, representantes sociais, imprensa e políticos são os fortes influenciadores do Governo. As suas opiniões e as manifestações sociais por eles orquestradas impactam fortemente nas decisões governamentais.

Diferente de outras correntes, a chapa REP - INTEGRAÇÃO optou por criar ambientes que propiciem o diálogo e a consequente busca por soluções conjuntas.

Interpretamos que identificar - no parceiro - um inimigo, apenas dificulta a aproximação e inviabiliza a resolução dos nossos problemas.

Propostas de mudanças ReP:

 

1. Transformando enfrentamento em parceria

A política de enfrentamento que permeou as últimas ações da Associação e de grupos localizados de peritos é umas das causas do enfraquecimento e isolamento da categoria. Substituiremos a política do enfrentamento pela política da parceria, da assertividade e do foco em negociações de interesses para ambas as partes – Perícia Médica e Governo. O enfrentamento não será a regra, será a exceção(...)

 

2. (…)

 

3. Do isolamento da carreira à formação de alianças estratégicas

 

Enfrentamentos a falta de compreensão e desrespeito mútuo existente entre nossa representação e os interlocutores externos. Entendemos que precisamos ouvi-los sem resistir à criação de um ambiente de paz para que também sejamos ouvidos. O fortalecimento da imagem da Perícia Médica será uma consequência que começará de alianças seladas pelo diálogo.

Avance...

Não permita o retrocesso.

Divulgue e vote:     Chapa ReP-Integração

Nossos problemas:

Consequências:

bottom of page